Mofo no banheiro, veja como limpar e eliminar o mofo.

Durante um banho relaxante, você percebe que há uma mancha escura no canto ou no teto do banheiro. Mesmo que você tente ignorá-lo, ele ainda está lá, crescendo e incomodando. E agora, como se livrar de manchas de mofo no banheiro?

Saiba que esse trabalho, sim, é possível e que a cor não precisa te assustar.

Primeiro, vale a pena entender o que causa mofo em seu banheiro. Então é hora de entrar em ação e ver como você pode se livrar desse mofo de todos os cantos da sala, do rejunte dos azulejos ao teto! Confira tudo o que coletamos sobre como se livrar do mofo no banheiro.

Mofo no banheiro dicas de como eliminar o mofo
Imagem Google

O que você precisa para se livrar do mofo no banheiro?

Antes mesmo de chegarmos às dicas de como remover o mofo do próprio banheiro, veja o que você vai precisar para o trabalho:

Um balde com água e sabão neutro, vassoura ou esfregão de cerdas duras, uma pequena escova de limpeza com cerdas duras, panos limpos, luvas de limpeza, removedor de lodo ou alvejante, vinagre de álcool branco.

Como se livrar do mofo no banheiro

Agora vamos te ensinar o que fazer em cada caso, ou seja, como tirar mofo do teto do banheiro, rejunte, parede e armários. Seguir:

Teto do Banheiro

Como mencionamos anteriormente, saber como se livrar do mofo inclui entender sua causa raiz. Vale ressaltar que o banheiro é um local úmido e costuma ter pouca luz. Como resultado, torna-se um ambiente ideal para o desenvolvimento de fungos causadores de mofo.

É possível que o mofo no teto do banheiro seja resultado de uma combinação desses fatores com a coleta de gotas de água dispersas pelo vapor do chuveiro, fenômeno comum em banheiros sem janelas.

No entanto, manchas no telhado também podem indicar algo mais complicado, como um vazamento. Portanto, verifique os tubos e certifique-se de que não há tubos quebrados. Se você mora em apartamento, vale a pena investigar se o problema não vem do vizinho de cima.

Seja qual for o motivo, a ação deve ser tomada! Faça reparos em caso de tubos danificados e certifique-se de que seu banheiro seja uma área bem ventilada. Se você não tiver janelas, não deixe o exaustor ligado.

Depois disso, comece a limpar com essas dicas de como tirar mofo do banheiro e tirar manchas do teto:

  • use luvas de limpeza;
  • comece esfregando o teto com uma vassoura. Mergulhe as cerdas em um balde de água com sabão e limpe o telhado;
  • em seguida, limpe o rosto com panos secos e limpos;
  • em seguida, use o removedor de lodo, usando um pano limpo e deixe agir por alguns minutos;
  • se necessário, use uma escova para esfregar as partes mais afetadas;
  • por fim, retire o excesso de produto com um pano úmido e limpe completamente o rosto.

Nota: neste tipo de limpeza, pode ser recomendado o uso de óculos de segurança, pois existe o risco de salpicos de produtos ou outros resíduos no rosto e nos olhos.

Parede do Banheiro

O mofo na parede do banheiro também pode ter as mesmas causas citadas acima, portanto, encontre a fonte real antes de arregaçar as mangas para limpá-la.

Depois disso, saiba como tirar mofo da parede do banheiro:

  • use luvas de limpeza;
  • use uma vassoura com água e sabão para esfregar toda a parede do banheiro;
  • depois borrife removedor de lodo ou alvejante nas áreas manchadas;
  • deixe agir por cerca de 20 minutos e não entre durante esse tempo, depois volte e esfregue as paredes novamente;
  • finalmente, limpe as paredes e seque-as com panos limpos e secos.

Veja mais causas e dicas para lidar com a umidade nas paredes da casa.

E se o mofo aparecer no rejunte?

O mofo no rejunte é uma das coisas mais irritantes de se remover, pois o bisel dificulta o acesso. É preciso paciência e uma pequena escova para fazer esse tipo de limpeza corretamente.

Veja como remover o mofo do rejunte privado com a prática:

  • use luvas de limpeza;
  • misture água e lixívia na proporção indicada na etiqueta do balde;
  • em seguida, molhe a escova no balde e esfregue todo o rejunte;
  • se a remoção ainda for muito trabalhosa, coloque o produto em um borrifador e aplique em toda a área afetada e deixe agir por 10 minutos;
  • depois disso, esfregue e use uma escova;
  • finalmente, remova o excesso de alvejante com um pano úmido e seque com um pano seco.

Dica extra: para essa atividade, você também pode usar um removedor de slime, que geralmente vem com um borrifador na embalagem. Confira outras sugestões para limpar rejunte de azulejos.

Apareceu mofo no seu Box do Banheiro?

O mofo no chuveiro do banheiro geralmente vem da má ventilação. Mas a boa notícia é que isso é fácil de remover da nossa lista de dicas de como se livrar do mofo no banheiro!

Para o trabalho, você pode contar com a água do próprio chuveiro e pré-lavar a área. No entanto, vale lembrar que é recomendado o uso de água fria neste caso.

Em seguida, aplique um fungicida ou alvejante. Deixe agir por alguns minutos e esfregue os cantos apertados com uma escova. Por fim, enxágue com água fria e seque com panos limpos. Além disso, mantenha as portas do chuveiro e da banheira abertas por algumas horas.

É importante nunca usar água quente para esse tipo de limpeza, pois pode afetar a evaporação do cloro que faz parte da composição dos produtos de limpeza, causando irritação nos olhos e vias aéreas.